2477 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em artigo publicado nesta quinta-feira (10), a jornalista Míriam Leitão alertou que o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros atinge não só a economia nacional, mas também trará impactos negativos aos próprios Estados Unidos. A medida, no entanto, foi articulada por bolsonaristas que atuaram junto ao governo norte-americano contra os interesses do Brasil.
Segundo a análise de Míriam, a retaliação de Trump fere ambos os lados do comércio. Empresas americanas que operam no Brasil também serão prejudicadas, pois mantêm um fluxo constante de exportação para suas matrizes. Ao mesmo tempo, o Brasil sofrerá perdas em empregos e atividade industrial. Ainda assim, o maior prejuízo político será da própria direita, especialmente do grupo bolsonarista que incentivou esse ataque.
Leitão denuncia que os bolsonaristas promoveram uma campanha internacional baseada em mentiras, vendendo a narrativa de que Bolsonaro é vítima de perseguição política e que há restrições à liberdade no país. Com isso, pediram que os EUA punissem o Brasil, e agora terão de arcar com as consequências da sabotagem que ajudaram a montar.
Ela também destaca que a justificativa usada por Trump — culpar o Executivo pelas ações do Judiciário brasileiro e por decisões do STF contra empresas de tecnologia — ignora completamente a separação entre os Poderes no país. Trata-se de um tarifaço com motivação puramente política, o primeiro do tipo imposto por Trump em toda sua trajetória.
Apesar do golpe, o Brasil não é dependente dos EUA. Apenas 13% das exportações brasileiras vão para lá, e 12% das importações vêm dos norte-americanos. Mesmo assim, a balança comercial tem favorecido os Estados Unidos, que acumulam um superávit bilionário com o Brasil ao longo dos anos.
A medida revela o desespero da extrema direita internacional e, mais uma vez, o bolsonarismo age como inimigo interno do país, tentando sabotar a economia e a democracia para proteger seus próprios interesses.
MÍRIAM pic.twitter.com/oDnFdujcZn
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) July 10, 2025