2133 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Fernando Haddad reagiu com firmeza às declarações irresponsáveis do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas, que tentou culpar o presidente Lula pela decisão absurda de Donald Trump de sobretaxar produtos brasileiros em 50%. Em entrevista à TV 247, Haddad ironizou a subserviência de Tarcísio e disparou: “Ou a pessoa é candidata à Presidência ou a vassalo. No Brasil, não há mais espaço para vassalagem desde 1822”.
Tarcísio, mais uma vez alinhado ao bolsonarismo, usou as redes para culpar o governo Lula, dizendo que o presidente “colocou ideologia acima da economia”. O ministro da Fazenda rebateu, destacando que a medida de Trump não tem base econômica e parece ser motivada por interesses políticos — especialmente após a citação direta ao julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe.
Haddad reforçou que o Brasil não deve se ajoelhar diante de agressões externas, e sim defender sua soberania. A fala de Tarcísio, segundo o ministro, é expressão de servidão típica de quem age para agradar interesses estrangeiros, mesmo quando isso significa prejudicar seu próprio país.
Na mesma linha, especialistas apontaram o viés político da decisão dos EUA. O ex-presidente do Banco Central, Alexandre Schwartsman, lembrou que Trump mencionou a condenação de Bolsonaro em sua justificativa, e o Nobel de Economia Paul Krugman afirmou que não seria a primeira vez que os EUA usam tarifas como arma política.
Enquanto o bolsonarismo tenta criar narrativas para escapar de suas responsabilidades, entidades da indústria e do agronegócio alertam para os prejuízos concretos: risco de demissões, perda de contratos e impacto direto na competitividade das exportações brasileiras.
A tentativa de Tarcísio de distorcer os fatos expõe o desespero da direita em crise. Com Lula à frente, o Brasil responde com dignidade, reafirmando sua soberania e buscando soluções reais, e não bajulação a governos estrangeiros.
Veja a entrevista:
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.