6206 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em meio à crise das tarifas de 50% impostas por Donald Trump ao Brasil, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apagou uma publicação do Instagram em que aparecia usando um boné da campanha "Make America Great Again" do ex-presidente americano. A imagem, originalmente postada em janeiro durante a posse de Trump, ressurgiu após Tarcísio atribuir ao governo Lula a responsabilidade pela retaliação comercial.
A exclusão ocorreu após forte reação política e popular. O presidente Lula ironizou o gesto: "Não adianta tentar esconder o chapeuzinho do Trump", referindo-se ao acessório símbolo da direita norte-americana. A pressão aumentou quando Tarcísio afirmou que "não adianta se esconder atrás do Bolsonaro", acusando o Planalto de colocar "ideologia acima do resultado".
Na quinta-feira (10), o governador paulista reconheceu publicamente os danos das tarifas – que afetarão especialmente São Paulo, estado mais industrializado do país – e defendeu diálogo com os EUA "além de ideologias". A mudança de tom expõe seu dilema como pré-candidato presidencial em 2026: equilibrar-se entre a base bolsonarista radical e os interesses do agronegócio e indústria paulistas.
Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro segue nos EUA pressionando por sanções contra o STF, ampliando a contradição no campo bolsonarista. O episódio revela a fragilidade da estratégia de Tarcísio, que tenta distanciar-se de Trump sem romper com o núcleo duro aliado de Jair Bolsonaro.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.