1107 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A ex-secretária de Estado dos EUA e ex-candidata à presidência, Hillary Clinton, criticou duramente o presidente Donald Trump por apoiar Jair Bolsonaro, que classificou como “corrupto”. Hillary denunciou que o povo americano pagará mais caro por carne porque Trump “quer proteger o seu amigo corrupto”, referindo-se ao ex-presidente brasileiro, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
As declarações de Hillary foram uma resposta às novas tarifas comerciais impostas unilateralmente por Trump ao Brasil. Em carta enviada ao presidente Lula, o republicano anunciou um tarifaço de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. O documento cita nominalmente Bolsonaro, evidenciando que a retaliação tem motivação ideológica.
Lula não deixou barato. Imediatamente, o presidente brasileiro declarou que, se necessário, usará a Lei de Reciprocidade Econômica para responder na mesma moeda. Além disso, o governo federal prepara uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida considerada arbitrária e hostil.
A atitude de Trump foi interpretada por analistas como uma clara chantagem política, ligada ao avanço do Brics. Durante a Cúpula do bloco, realizada no Rio de Janeiro, Trump já havia ameaçado países alinhados ao grupo com taxações punitivas, expondo sua intenção de sabotar o fortalecimento da integração entre as economias emergentes.
A fala de Hillary evidencia o isolamento político de Bolsonaro e o oportunismo do bolsonarismo, que aposta na subserviência aos interesses dos EUA para escapar da Justiça brasileira. A tentativa de usar a política externa americana como muleta para proteger um golpista só reforça a indignação dos democratas nos Estados Unidos e da comunidade internacional.
Com a soberania brasileira em jogo, o governo Lula segue atuando com firmeza em fóruns multilaterais e deixa claro que o Brasil não será refém das bravatas de Trump nem da submissão vergonhosa do bolsonarismo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.