PGR pode pedir condenação histórica de Bolsonaro nesta segunda

Portal Plantão Brasil
14/7/2025 10:23

PGR pode pedir condenação histórica de Bolsonaro nesta segunda

0 0 0 0

3208 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai apresentar nesta segunda-feira (15) as alegações finais do processo que investiga Jair Bolsonaro e sua quadrilha golpista pela tentativa de derrubar a democracia após a derrota nas eleições de 2022. Há expectativa de que, pela primeira vez, Gonet peça formalmente a condenação do ex-presidente, acusado de liderar um plano criminoso para sabotar o Estado Democrático de Direito.

Essa etapa do processo ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Com o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), abre-se o prazo para as defesas dos acusados, começando pelo delator Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Os demais golpistas terão 15 dias para protocolar suas manifestações.

Gonet usou todo o prazo legal disponível desde o dia 27 de junho, e o recesso do Judiciário em julho não interrompeu os prazos, pois há réus presos, como o general Braga Netto, que ocupou altos cargos no governo Bolsonaro e agora amarga o cárcere por conspirar contra o país.

Além de Bolsonaro, estão no banco dos réus personagens centrais do bolsonarismo golpista: Mauro Cid, Braga Netto, o deputado Alexandre Ramagem, os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. A PGR aponta que esse grupo compunha o “núcleo central” da organização criminosa que arquitetou o golpe.

Outros 23 envolvidos, ligados aos núcleos paralelos do esquema, são investigados em ações penais separadas. A engrenagem golpista liderada por Bolsonaro está desmontada, mas as consequências jurídicas começam a bater à porta de seus principais articuladores.

Após a entrega das defesas, o ministro Alexandre de Moraes vai elaborar seu voto e liberar o processo para julgamento na Primeira Turma do STF, que conta ainda com Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. A expectativa é que o julgamento comece até setembro.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians