2082 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em marco histórico para a política industrial do governo Lula, o BNDES aprovou R$ 290,2 milhões para a construção da primeira planta nacional de glúten vital em Passo Fundo (RS). A iniciativa, liderada pela empresa nacional Be8, enterra a dependência brasileira de importações desse insumo estratégico – até hoje 100% adquirido no exterior – e consolida os avanços da Nova Indústria Brasil (NIB).
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o duplo impacto do projeto: "O Brasil ocupa um novo espaço na cadeia do trigo enquanto agrega valor à produção nacional". A fábrica gaúcha, localizada no maior polo trigueiro do país, processará 525 mil toneladas de grãos anuais, fortalecendo cultivos de inverno e oferecendo alternativa econômica para agricultores da região. Com operação prevista para 2026, a unidade gerará 29 empregos diretos e cerca de 500 indiretos, alinhando desenvolvimento tecnológico e inclusão produtiva.
A inovação transcende a autonomia industrial: integrada a uma biorrefinaria da Be8 também financiada pelo BNDES, a planta exemplifica a visão sustentável do governo Lula. Resíduos da moagem do glúten serão convertidos em etanol de cereais, produzindo ainda 153 mil toneladas anuais de farelo para ração animal. "Superamos dois desafios de uma vez: energia renovável e segurança alimentar", celebrou Erasmo Battistella, presidente da Be8, empresa que já tem 40% de sua matéria-prima oriunda da agricultura familiar via Pronaf.
José Luis Gordon, diretor do BNDES, enfatizou o salto tecnológico: "Dominaremos toda a cadeia – do insumo antes importado à exportação para mercados como o Chile". O projeto reduzirá gastos com importações (22,1 mil toneladas em 2024) e ataca um gargalo histórico, transformando o Brasil de comprador em produtor global. Para o governo, cada real investido pelo banco estatal é semente da reindustrialização soberana prometida por Lula – prova de que inovação e justiça social caminham juntas quando o Estado assume seu papel indutor.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.