O deputado André Janones (Avante-MG) revelou ter sido alvo de violência física e importunação sexual por parte de parlamentares bolsonaristas durante a sessão da última quarta-feira (9), enquanto gravava um vídeo em resposta ao discurso de Nikolas Ferreira (PL-MG), que defendia Donald Trump após o tarifaço contra produtos brasileiros. Em entrevista ao Fórum Café, Janones divulgou vídeos inéditos que mostram uma emboscada armada por deputados da extrema-direita.
Segundo Janones, ao tentar filmar a fala do bolsonarista, foi cercado por um grupo de parlamentares que o empurraram e o impediram de exercer seu direito de expressão. O deputado relatou que chegou a ser chutado e teve suas partes íntimas apalpadas, em uma ação coordenada para intimidá-lo. “Doze me cercaram no início, dizendo que aquele espaço era da Direita. Depois eram mais de 20 me agredindo”, relatou.
André Janones foi cercado por cerca de 20 deputados bolsonaristas dentro da Câmara quando tentava filmar Nikolas Ferreira defendendo Donald Trump logo após a imposição da bolsotaxa ao Brasil. Assista.https://t.co/imKY9vtz9g
As agressões se intensificaram com socos nas costas e costelas e chutes por baixo, que causaram escoriações. “Colocaram as mãos no meu pênis, enquanto davam chutes e tapas. Quando me virava para um, vinha outro. Foi um ato abominável dentro do plenário da Câmara”, disse Janones, que também revidou verbalmente os ataques.
O parlamentar registrou boletim de ocorrência, realizou exame de corpo de delito e acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), com envio de vídeos e representação à Procuradoria-Geral da República (PGR). Uma ação também foi protocolada na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.
Até o momento, três parlamentares foram identificados como autores das agressões: Sargento Gonçalves (PL-RN), acusado por Janones de importunação sexual e chutes; Giovani Cherini (PL-RS), que desferiu a maior parte dos golpes; e Rodolfo Nogueira (PL-MS), identificado posteriormente. A equipe do deputado segue reunindo provas para responsabilizar os demais envolvidos.
A bancada bolsonarista, mais uma vez, mostra seu desprezo pela democracia e transforma o Parlamento em palco de violência e barbárie. O caso expõe o que há de mais podre no extremismo de direita brasileiro, que tenta, na força bruta, calar vozes progressistas.
Veja a entrevista de Janones ao Fórum Café e os vídeos inéditos.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.