O governo Lula decidiu agir com firmeza contra a prática de preços abusivos nos postos de gasolina após constatar que, mesmo com a redução nos valores repassados pela Petrobras, diversos estabelecimentos — muitos deles ligados a bolsonaristas — mantiveram ou até aumentaram os preços nas bombas. A Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União já foram acionadas para investigar a formação de cartel e o enriquecimento ilícito desses empresários.
Segundo denúncia divulgada pelo deputado José Guimarães e repercutida pelo ativista Thiago dos Reis, postos estariam ignorando a queda no preço do combustível para manter margens de lucro artificialmente altas. A prática, além de lesar o consumidor, pode configurar crime contra a economia popular, e agora será alvo de inquéritos federais.
URGENTE!! Governo Lula põe PF e AGU pra investigar postos de gasolina bolsonaristas que AUMENTARAM O PREÇO após o governo ter diminuído, e estão embolsando o lucro e fazendo cartel!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 15, 2025
A movimentação coordenada entre donos de postos para manipular o valor final do litro da gasolina é vista pelo governo como sabotagem econômica, usada por setores bolsonaristas para atacar politicamente a gestão de Lula. Mas, desta vez, a farra do cartel vai acabar, garante o Palácio do Planalto.
A AGU estuda ações judiciais para responsabilizar civil e criminalmente os envolvidos. Já a PF pode enquadrar os autores em crimes de ordem econômica, com penas que incluem multas pesadas e até prisão. A população, que sofre com os preços injustos, terá agora o Estado do seu lado para garantir justiça e respeito ao bolso do trabalhador.
A determinação do governo é clara: os preços vão cair, com ou sem o consentimento dos empresários mal-intencionados. Lula mostra mais uma vez que governa para o povo, não para os lucros de poucos.
Com informações do Plantão Brasil/X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.