Apavorado com prisão iminente, Bolsonaro pede passaporte para ir "negociar tarifaço"

Portal Plantão Brasil
16/7/2025 14:42

Apavorado com prisão iminente, Bolsonaro pede passaporte para ir "negociar tarifaço"

0 0 0 0

7438 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Prestes a ser condenado por arquitetar um golpe de Estado contra a democracia brasileira, Jair Bolsonaro tenta nova manobra desesperada: quer de volta seu passaporte, retido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, justamente para impedir que fuja do país. Durante entrevista à CNN, o ex-presidente alegou querer viajar aos EUA para negociar com Donald Trump a revogação das tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros.

Sem cargo oficial e alvo de múltiplas investigações, Bolsonaro tenta se vender como “negociador internacional”, ignorando que os Estados Unidos reconhecem apenas o governo Lula. Além de ineficaz, o pedido é visto como mais uma tentativa de autopromoção política em meio ao cerco da Justiça. O passaporte foi retido em fevereiro de 2024, quando vieram à tona provas de seu envolvimento direto na trama golpista.

Bolsonaro chegou a comparar sua atuação com a de Javier Milei, presidente argentino de extrema-direita. Segundo ele, se ainda estivesse no Planalto, teria conseguido um acordo como o da Argentina: isenção para 80% dos produtos e tarifa de 10% para o restante. Um discurso vazio, que ignora a política externa soberana do governo Lula e a atual reconstrução das relações diplomáticas do Brasil com o mundo.

Enquanto o patriarca tenta parecer relevante, seu filho Eduardo Bolsonaro atua nos bastidores para sabotar o país. Licenciado do mandato e morando nos EUA, ele tem articulado com republicanos para impor sanções ao Brasil, em clara tentativa de desestabilizar o governo Lula e alimentar a narrativa de “perseguido político” do pai, cada vez mais isolado.

O racha dentro do próprio bolsonarismo ficou evidente após Eduardo atacar publicamente o governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Eduardo criticou o ex-ministro de Bolsonaro por tentar dialogar com a embaixada dos EUA sem “autorização” da família. Tarcísio, em resposta, disse estar focado em defender os interesses econômicos de São Paulo, deixando evidente sua tentativa de se afastar do clã.

O episódio escancara a decadência do bolsonarismo, que tenta criar factoides internacionais enquanto se afunda em disputas internas e perde cada vez mais espaço político no Brasil e no exterior.

Veja:


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians