3068 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, anunciou a compra de 20 aviões da Embraer para renovar e expandir a frota da companhia aérea estatal do país. A decisão representa uma vitória para a indústria nacional brasileira e fortalece os laços entre os governos progressistas de Lula e Sheinbaum, que vêm atuando juntos na articulação de um novo eixo de desenvolvimento para a América Latina.
A aquisição mostra o sucesso da diplomacia econômica de Lula, que tem priorizado a reindustrialização do Brasil e a abertura de novos mercados para empresas brasileiras, especialmente estatais e estratégicas como a Embraer. Em meio a esse avanço, setores ligados ao bolsonarismo e ao trumpismo internacional intensificam os ataques — inclusive tentando desmoralizar o sistema Pix, outro símbolo da inovação brasileira.
Segundo o ativistaThiago dos Reis, essa ofensiva contra o Pix, encampada por figuras como Donald Trump e Eduardo Bolsonaro, está diretamente ligada ao incômodo gerado pelo fortalecimento econômico do Brasil. “Bolsotrump contra o Pix”, resumiu o comunicador, ao relacionar os ataques à soberania digital e industrial brasileira.
O anúncio dos aviões da Embraer também evidencia o contraste entre os governos atuais e os anos de submissão e privatizações promovidos por Bolsonaro. Agora, o Brasil volta a ser visto como parceiro estratégico em inovação, tecnologia e infraestrutura.
Veja o vídeo:
ATENÇÃO!! A presidenta do México acaba de anunciar a compra de 20 aviões da Embraer pra ampliar a frota da empresa estatal de aviação!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 16, 2025
Lula já conseguiu NOVOS MERCADOS!! Por isso agora atacam o pix!!
BOLSOTRUMP CONTRA O PIX!!!pic.twitter.com/J4jOl6A1M5