Escândalo bilionário do bolsonarismo vem à tona com ação da PF na Codevasf

Portal Plantão Brasil
17/7/2025 14:16

Escândalo bilionário do bolsonarismo vem à tona com ação da PF na Codevasf

0 0 0 0

4268 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) mais uma fase da Operação Overclean, que agora atinge o centro do esquema do Orçamento Secreto criado no governo Bolsonaro. A investigação, solicitada pelo ministro Flávio Dino e conduzida pela PGR, mira a Codevasf, estatal controlada historicamente pelo Centrão e que foi turbinada com emendas durante o governo do ex-capitão golpista.

Marcelo Moreira, ex-presidente da Codevasf e apadrinhado pelo deputado Elmar Nascimento (União-BA), é um dos principais alvos. Embora não tenha sido alvo direto nesta etapa, a PF cumpriu mandados contra familiares de Elmar, incluindo seu irmão, o prefeito de Campo Formoso, suspeito de autorizar pagamentos milionários a empresas ligadas a fraudes. O pai de Marcelo Moreira foi preso após a polícia encontrar uma arma de fogo durante as buscas.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões e o afastamento de um servidor. Foram realizadas 18 buscas em cidades da Bahia, Pernambuco, Brasília e no entorno do feudo político de Elmar. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Durante a presidência de Moreira, a Codevasf virou balcão de negócios do Centrão. Ele empregou parentes de figuras poderosas como Ciro Nogueira, Arthur Lira, Arthur Maia, Roberto Rocha e Elmano Férrer. A estatal se transformou em moeda de troca de influência política e financeira no auge do bolsonarismo.

Mesmo investigado por corrupção e assédio, Moreira deixou a presidência da estatal em junho e já tem convite para assumir cargo na Odebrecht, mostrando como parte da velha elite corrupta tenta se reciclar no mercado. Sua gestão é considerada peça-chave no desvio de recursos por meio das emendas do Orçamento Secreto.

A PF agora se aproxima perigosamente do núcleo duro do bolsonarismo e do Centrão. Com apoio do STF e da CGU, as investigações devem alcançar nomes graúdos que até pouco tempo se achavam intocáveis. A era da impunidade bolsonarista começa a ruir.
Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians