3409 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Casa Branca respondeu às declarações do presidente Lula sobre Donald Trump, após o líder brasileiro afirmar que o republicano “não foi eleito para ser imperador do mundo”. A fala foi feita em entrevista à CNN Internacional, onde Lula defendeu a independência do Brasil nas relações comerciais. Nesta quinta-feira (17), a porta-voz Karoline Leavitt rebateu: “Trump é um presidente forte dos EUA e o líder do mundo livre”.
Leavitt ainda exaltou a atuação internacional de Trump, dizendo que o mundo passa por grandes transformações “graças à sua liderança firme”. Ela também comentou a carta enviada por Trump a Lula, anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo a representante da Casa Branca, a medida é parte de uma investigação comercial e reflete preocupações dos EUA com:
- Regulações digitais do Brasil;
-Suposta falta de proteção à propriedade intelectual;
- Tolerância ao desmatamento ilegal.
Lula, por sua vez, criticou o caráter unilateral da decisão e revelou que foi avisado das tarifas “por e-mail”, sem qualquer formalidade diplomática. O presidente relatou ter achado, inicialmente, que a mensagem era “fake news” e declarou que o Brasil responderá “no momento certo”. Mesmo assim, evitou classificar a situação como uma crise.
Durante a entrevista à jornalista Christiane Amanpour, Lula reafirmou o compromisso do Brasil com a diplomacia e a negociação pacífica. “O Brasil não aceitará nada imposto de outro país. Aceitamos negociação, e não imposição”, disse o presidente.
O ativista Thiago dos Reis comentou sobre a entrevista:
ATENÇÃO!! Lula HUMILHA Trump em rede nacional dos EUA e defende a SOBERANIA DO BRASIL!!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 17, 2025
Entrevista vai ao ar hoje à noite na CNN dos EUA!! Lula explica que o poder judiciário é INDEPENDENTE e diz que Trump tem de RESPEITAR O BRASIL!!
ESTOU COM LULA!!
pic.twitter.com/WCDpaGHGLo
Casa Branca responde Lula e diz que Trump “não quer ser imperador do mundo”.
— Metrópoles (@Metropoles) July 17, 2025
Porta-voz da Casa Branca respondeu declaração feita pelo presidente Lula em entrevista à CNN Internacional nesta quinta-feira (17/7).
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/1EpHavc2oS