Lula desafia Trump: “Se ele trucar, vai tomar um 6!”

Portal Plantão Brasil
24/7/2025 16:07

Lula desafia Trump: “Se ele trucar, vai tomar um 6!”

0 0 0 0

459 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante evento no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o presidente Lula respondeu com firmeza e indignação a uma provocação feita por Donald Trump. O presidente norte-americano publicou em seu site uma carta com ameaças ao Brasil, sem sequer usar canais diplomáticos. Trump exigiu o fim da regulação das big techs no país, defendeu Jair Bolsonaro e ainda ameaçou impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros caso não receba uma resposta até o dia 1º de agosto.

Lula não deixou barato. Diante de uma multidão que o ovacionou, afirmou que o gesto foi um "desrespeito com o Brasil e com a Justiça brasileira". Criticou duramente a tentativa de interferência norte-americana nos assuntos internos do país e desmentiu as alegações de prejuízo econômico: "É mentira. Em 15 anos, os Estados Unidos tiveram superávit de US$ 410 bilhões com o Brasil".

Ao rebater a defesa incondicional de Trump às grandes plataformas digitais, Lula foi enfático: “Não queremos liberdade para atacar e mentir. Queremos evitar a liberdade de agressão. Aqui, no Brasil, essas empresas serão reguladas, sim. Para proteger o nosso povo, não para atacar a democracia”. O presidente ainda lembrou que a carta norte-americana enviada pelo Brasil em maio, com propostas diplomáticas, sequer foi respondida.

O tom de Lula se manteve altivo e irônico ao responder às ameaças. “Eu não sou mineiro, mas sou bom de truco. E se ele estiver trucando, vai tomar um 6”. A resposta arrancou risos e aplausos, mas a mensagem foi clara: o Brasil não se curva a imposições de qualquer potência estrangeira, mesmo que venham de um megalomaníaco como Trump.

Encerrando sua fala, Lula fez uma defesa emocionada da soberania nacional, destacando as riquezas naturais e a força do povo brasileiro. “Temos 8,5 milhões de km², a maior floresta do mundo, 12% da água doce do planeta e 215 milhões de brasileiros. Aqui, ninguém põe a mão. Esse país é do povo brasileiro”, declarou. E concluiu pedindo respeito mútuo entre as nações: “O Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos. Imperador do mundo, nós não queremos. Temos orgulho de ser donos do nosso próprio nariz.”

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians