5860 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista climático Al Gore classificou como “absolutamente insanas” as tarifas de 50% impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros. Durante sua participação na Expert XP 2025, em São Paulo, nesta sexta-feira (25), Gore afirmou que a medida atende a interesses das grandes empresas de combustíveis fósseis e é um ataque direto à racionalidade econômica global.
“Ele [Trump] acabou de impor tarifas de 50% ao Brasil, e isso é absolutamente insano. Provavelmente não vai durar muito tempo, há muita irracionalidade nisso”, declarou o político diante de uma plateia lotada. A crítica expõe o isolamento do atual governo dos Estados Unidos, que tem usado sanções comerciais como ferramenta política para atender aliados ideológicos, como o bolsonarismo.
Durante o evento, Gore elogiou o protagonismo do Brasil na transição energética e defendeu que o país, sob a liderança de Lula, tem papel fundamental na luta climática. “O Brasil pode defender a humanidade para o futuro. Na COP30, pode dar ao mundo uma mensagem poderosa sobre energia limpa”, afirmou, destacando a matriz elétrica brasileira, composta em mais de 80% por fontes renováveis.
Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, reforçou que investir em sustentabilidade não é caridade, mas sim um caminho seguro para bons retornos financeiros. Ele destacou que 93% da nova geração elétrica global em 2024 foi renovável e que a maioria dos investimentos partiu do setor privado — incluindo dois terços dos recursos aplicados em energia no Brasil.
A defesa de medidas como a taxação do carbono também ganhou destaque em sua fala. Para Gore, é preciso responsabilizar financeiramente quem polui, como já ocorre na União Europeia e em testes na China. “Isso pode começar pelo setor automotivo. É algo que precisa ser discutido seriamente na COP30 aqui no Brasil”, disse, propondo uma agenda ambiciosa e realista para o evento em Belém.
Ao condenar as sanções de Trump e enaltecer o modelo energético do Brasil, Al Gore endossa o posicionamento do governo Lula e desmonta a narrativa bolsonarista de submissão aos interesses estrangeiros. A fala reforça que o Brasil está no caminho certo e deve liderar, com soberania, a construção de um futuro sustentável.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.