4893 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em mais um capítulo da campanha da oposição para culpar o governo Lula pelas medidas protecionistas de Donald Trump, o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, usou um evento da XP, em São Paulo, para fazer críticas infundadas ao presidente. Rueda, que já foi flagrado em festas milionárias na Grécia enquanto o país enfrentava crises, agora tenta capitalizar politicamente em cima das tensões comerciais com os EUA.
Rueda afirmou, sem qualquer prova, que Lula "instigou" as tarifas ao defender, na última Cúpula do BRICS, uma alternativa ao dólar no comércio global. A fala ignora que as ameaças de Trump são uma retaliação clara ao fortalecimento do bloco, que incomoda os EUA, e não uma resposta isolada ao discurso brasileiro.
Além disso, o presidente do União Brasil não mencionou o papel de Jair Bolsonaro e seus aliados, como Eduardo Bolsonaro, que articularam nos EUA medidas contra o Brasil. Enquanto o governo Lula busca proteger a economia nacional, Rueda prefere fazer o jogo político da direita, culpando o presidente por uma crise que tem raízes muito mais complexas.
Em um momento vergonhoso, Rueda ainda exigiu que Lula "pegue o telefone e ligue para Trump", como se o problema fosse uma simples falta de diálogo – e não uma estratégia agressiva do governo americano para pressionar o Brasil. A fala revela uma postura submissa, como se coubesse ao presidente brasileiro pedir clemência a Trump, em vez de defender os interesses nacionais.
Enquanto isso, o governo Lula trabalha para diversificar parcerias, fortalecer o Mercosul e buscar acordos com a União Europeia, sem se curvar a ameaças. Rueda, porém, prefere o discurso fácil, alinhado aos bolsonaristas, que tentam transformar uma crise internacional em munição política.
O ataque de Rueda ocorre no mesmo evento em que Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado fizeram discursos inflamados contra Lula, mostrando que a oposição está mais preocupada em desgastar o governo do que em apresentar soluções. Enquanto o país precisa de união para enfrentar as tarifas, Rueda e seus aliados só sabem criticar, sem propor alternativas.
Se há alguém "danoso para o país", como ele mesmo disse, não é Lula – mas políticos como Rueda, que preferem o jogo eleitoreiro em vez de defender os interesses brasileiros.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.