1946 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou a Nova York neste domingo (27) para participar de um encontro da ONU sobre a questão Palestina. A viagem ocorre em meio à crescente tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, a menos de uma semana da entrada em vigor das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros impostas pelo presidente Donald Trump. Paralelamente ao evento na ONU, o Itamaraty busca viabilizar uma agenda diplomática em Washington para destravar o diálogo com o governo americano.
Um emissário brasileiro foi enviado antecipadamente para sondar as condições de negociação, mas até o momento não houve confirmação oficial de encontros de alto nível. Fontes revelam que interlocutores de Trump condicionam o diálogo à interrupção do processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro - exigência que o Brasil rejeita.
Vieira permanecerá em Nova York até terça-feira (30) e só seguirá para Washington se houver confirmação de reuniões, evitando exposição a constrangimentos diplomáticos. Simultaneamente, uma comitiva de senadores brasileiros está nos EUA tentando abrir canais políticos alternativos com parlamentares americanos.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.