2813 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Consórcio Nordeste deu início a uma reação coordenada com o governo Lula para enfrentar os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. A ofensiva do bloco regional foi anunciada nesta segunda-feira (29) e envolve articulações com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
As sobretaxas determinadas por Donald Trump atingem diretamente setores estratégicos da economia nordestina, como a fruticultura, apicultura, indústria têxtil, calçadista, metalmecânica e automotiva. A medida ameaça pequenos empreendimentos e milhares de empregos, afetando duramente arranjos produtivos locais que sustentam a região.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas”, afirmou o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles. Como primeira resposta, o grupo já iniciou um levantamento técnico detalhado, mapeando os prejuízos por estado e setor, além de buscar alternativas para reposicionar a produção nordestina no mercado internacional.
A estratégia inclui a abertura de novos mercados, expansão das rotas de exportação e inserção de produtos do Nordeste em cadeias globais menos vulneráveis a decisões unilaterais dos Estados Unidos. Segundo Fonteles, o objetivo é garantir a proteção de empregos, empresas e da capacidade produtiva da região.
Nos dias 5 e 6 de agosto, os governadores nordestinos se reúnem com o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em uma série de agendas em Brasília. O objetivo é alinhar ações conjuntas para mitigar os efeitos das tarifas, fortalecer a soberania econômica e reafirmar o protagonismo do Nordeste diante de desafios internacionais.
“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, finalizou Fonteles. A atuação do Consórcio reafirma o compromisso dos governadores da região com o desenvolvimento econômico, social e produtivo sob uma perspectiva soberana e integrada ao projeto de reconstrução liderado pelo governo Lula.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.