Sem salário, sem Pix e sem saída, Marcos do Val tenta pressionar o BC por desbloqueio de contas

Portal Plantão Brasil
29/7/2025 16:02

Sem salário, sem Pix e sem saída, Marcos do Val tenta pressionar o BC por desbloqueio de contas

0 0 0 0

5036 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES), investigado por suas ligações com a tentativa de golpe de Estado no Brasil, apelou ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tentar reverter o bloqueio de suas contas bancárias. Em ofício enviado nesta segunda-feira (29), Do Val exige o desbloqueio imediato de seus cartões, chaves Pix, salários e verbas parlamentares, alegando estar sofrendo uma “perseguição política”.

Segundo ele, as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, são “manifestamente ilegais” e estariam comprometendo sua subsistência e o tratamento oncológico de sua mãe. O senador, no entanto, não apresenta qualquer argumento jurídico consistente além das habituais alegações genéricas de violação de direitos.

No documento, Do Val diz que as ordens judiciais “violam frontalmente a Constituição Federal” e afirma que está sendo impedido de arcar com despesas básicas. Ele também reclama de ter suas redes sociais bloqueadas, além do salário suspenso, do bloqueio das verbas de gabinete e da perda do passaporte diplomático. Para ele, é “inadmissível” um parlamentar passar por isso, ignorando o fato de estar sendo investigado por graves crimes contra a democracia.

Ainda no ofício, o senador faz uma ameaça velada ao presidente do Banco Central, ao afirmar que o cumprimento automático de decisões judiciais “sem verificação de legalidade” pode gerar corresponsabilidade por eventuais ilícitos. A tentativa de pressionar uma autoridade técnica para desobedecer ordens do Supremo expõe o desespero da ala bolsonarista diante do cerco judicial.

Marcos do Val também tenta se escorar em normas internacionais para sustentar sua tese de “perseguição política”, mencionando que esse tipo de situação configuraria crime contra a humanidade segundo a União Interparlamentar. O discurso, típico da retórica da extrema-direita, tenta transformar criminosos em vítimas, ignorando os processos democráticos em curso no país.

No fim do documento, o senador pressiona para que o desbloqueio seja imediato, alegando que a manutenção das restrições financeiras “aprofunda uma crise institucional e humanitária”. A realidade, no entanto, é que a Justiça brasileira tem agido dentro da legalidade para conter os responsáveis pelos ataques à democracia — e Marcos do Val está no centro dessa trama.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians