1527 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (1º) um acordo provisório com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para estender por 90 dias as atuais condições comerciais entre os dois países. Durante esse período, as negociações seguirão com o objetivo de firmar um novo acordo comercial.
Segundo Trump, o México continuará submetido a pesadas tarifas de importação: 25% sobre fentanil, 25% sobre automóveis e 50% sobre aço, alumínio e cobre. O anúncio foi feito por meio de uma publicação no Truth Social, rede social de propriedade do próprio republicano.
Trump afirmou ainda que, além de aceitar a manutenção dessas tarifas, o México se comprometeu a eliminar imediatamente suas chamadas barreiras comerciais não tarifárias. "Eram muitas", escreveu o presidente norte-americano, sugerindo que tais medidas dificultavam o livre comércio entre os dois países.
O gesto de Trump ocorre em meio ao endurecimento da política comercial dos EUA em seu segundo mandato, que também já afetou o Brasil com a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos nacionais, sob alegações de retaliação política.
A presidente Claudia Sheinbaum, primeira mulher a comandar o México, ainda não comentou publicamente os termos do novo acerto com os Estados Unidos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.