4782 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal vai indiciar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução de Justiça, após suas declarações ameaçadoras contra ministros do Supremo Tribunal Federal que julgam seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe. A informação foi antecipada por fontes ligadas à investigação e confirmada por comentaristas políticos nesta quinta-feira (1º).
Segundo apurações, a PF considera que o parlamentar cometeu crime ao tentar coagir ministros da Corte, especialmente ao fazer ameaças públicas e buscar apoio internacional para interferir diretamente no julgamento de Jair Bolsonaro. A Procuradoria-Geral da República deve apresentar denúncia formal nos próximos dias, com pedido de prisão do deputado, que pode enfrentar mais de 20 anos de reclusão.
Eduardo, que já é investigado por articulações com o governo Trump para sanções contra autoridades brasileiras, teria ultrapassado todos os limites ao insinuar retaliações a membros do STF, incluindo ameaças indiretas aos presidentes da Câmara e do Senado. A Polícia Federal já considera as provas robustas e suas falas nas redes sociais foram anexadas como evidência no inquérito.
A reação do meio jurídico é de indignação. Ministros da Suprema Corte classificam a conduta do deputado como gravíssima e veem clara tentativa de desestabilização institucional. A atuação do parlamentar é tratada como mais um capítulo da estratégia bolsonarista para sabotar as instituições democráticas do país.
O presidente Lula acompanha de perto os desdobramentos e reforçou que o governo seguirá firme na defesa do Estado Democrático de Direito. “Traidores da pátria não passarão”, disse um aliado próximo ao Planalto.
Veja a publicação do ativista Thiago dos Reis:
URGENTE!!! PF vai pedir a PRISÃO de Eduardo Bolsonaro por obstrução de justiça ao ameaçar ministros que estão julgando Bolsonaro!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 31, 2025
A PF vai indiciar e a PGR deve denunciá-lo, pedindo mais de 20 anos de JAULA!!
EU DEFENDO O BRASIL
LULA DEFENDE O BRASIL
pic.twitter.com/gJ4ydrrtH1