1132 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O BRICS está em fase avançada de discussão para criar um sistema de pagamentos internacional inspirado no PIX, que poderia unificar as transações entre os países do bloco — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — sem a necessidade do dólar como moeda intermediária. A informação ganhou destaque após uma postagem do influenciador Thiago dos Reis, que defende a soberania financeira do Brasil.
A ideia é usar a tecnologia e a praticidade do PIX, que revolucionou os pagamentos instantâneos no Brasil, como modelo para criar uma rede de compensação direta entre os países do BRICS. Isso reduziria custos, aumentaria a velocidade das operações e, principalmente, diminuiria a dependência do sistema financeiro norte-americano.
Segundo críticos do governo dos Estados Unidos, há uma resistência do país à popularização do PIX e de outros mecanismos financeiros independentes, pois eles representam um desafio ao domínio do dólar no comércio internacional. Thiago dos Reis afirmou que o “desespero” de Donald Trump e aliados se deve justamente à possibilidade de o BRICS romper essa hegemonia.
A proposta do novo sistema financeiro será um dos principais temas das próximas reuniões do BRICS. Caso avance, o Brasil poderá assumir um papel de destaque por já ter desenvolvido uma plataforma de pagamentos considerada referência mundial. O movimento pode marcar um passo decisivo para um sistema multipolar, menos dependente da economia dos EUA.
Veja o vídeo do ativista Thiago dos Reis no X:
ATENÇÃO!!! Novo sistema de pagamentos do BRICS pode usar o PIX como referência e conectar todos os países, eliminando completamente o uso do DÓLAR!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) July 31, 2025
É por isso que os EUA atacam o pix, é o DESESPERO do Trump!!
EU DEFENDO O BRASIL pic.twitter.com/mag1N9PVgK