4954 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Diante da pressão escancarada da extrema-direita para votar a anistia dos golpistas do 8 de janeiro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), interrompeu sua agenda no Nordeste e decidiu retornar às pressas a Brasília nesta terça-feira (5). A ausência do parlamentar no retorno do recesso legislativo irritou aliados de Jair Bolsonaro, justamente no dia seguinte à prisão domiciliar do ex-presidente decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Motta estava em sua cidade natal, Patos (PB), ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurando um complexo de saúde. Ainda tinha compromissos marcados na capital João Pessoa e no Ceará, mas cancelou tudo após líderes partidários o alertarem sobre o agravamento da crise provocada pela oposição bolsonarista no Congresso.
A extrema-direita intensificou o clima de tensão ao ocupar a Mesa Diretora da Câmara, impedindo o início da sessão. O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), deixou claro que o bloqueio só será suspenso quando houver uma resposta de Hugo Motta e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre a votação do projeto que anistia os criminosos de 8 de janeiro — um verdadeiro escárnio contra o Estado Democrático de Direito.
A pressão chegou ao ponto de o vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), ameaçar pautar a anistia mesmo sem a autorização de Motta, num gesto de afronta ao regimento da Casa. O Centrão, porém, demonstra resistência, mantendo o foco em projetos de interesse popular, como o que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais.
Ainda assim, a tentativa da extrema-direita de sequestrar o Congresso para libertar criminosos golpistas e intimidar o STF mostra o quanto setores da política continuam dispostos a vender a democracia em troca de impunidade. Cabe ao povo e às instituições resistirem a mais esse ataque à soberania e à justiça.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.