930 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O protesto encenado por parlamentares bolsonaristas com esparadrapos na boca, em frente ao Congresso Nacional, se transformou em vexame e motivo de piada nas redes sociais. O momento, que buscava vitimizar Jair Bolsonaro e atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), acabou desmoralizado por uma pergunta certeira do repórter Humberto Sampaio, do portal BNews.
Durante a coletiva improvisada, bolsonaristas como Cabo Gilberto, Sóstenes Cavalcante, Hélio Lopes, Rodrigo Dazaeli e Coronel Chrisóstomo (ausente por questões de saúde) tentaram emplacar a narrativa de que Bolsonaro estaria sendo perseguido. Com serenidade e objetividade, o jornalista perguntou: “Desde quando descumprir ordem judicial virou facultativo no Brasil?”, expondo a fragilidade e hipocrisia do discurso.
Sem qualquer resposta plausível, os deputados se atrapalharam, repetiram chavões e não conseguiram justificar por que defendem que Jair Bolsonaro, que desrespeitou medidas cautelares, não seja punido. A postura do repórter viralizou nas redes como exemplo de jornalismo sério que confronta narrativas com fatos.
A coletiva era parte do teatrinho golpista montado pela tropa de choque de Bolsonaro para pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Alegando censura e abuso de autoridade, os parlamentares, na verdade, tentam blindar um ex-presidente acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Chamando Moraes de “ditador da toga” e acusando o STF de instaurar um “estado policial”, os bolsonaristas continuam a atacar as instituições democráticas, tentando transformar criminosos em mártires. A verdade, como mostrou Sampaio, é que o Brasil está assistindo ao desespero de um grupo que perdeu o poder e agora teme pela responsabilização de seus atos.
O episódio escancarou o vazio moral e jurídico da extrema-direita brasileira. O que era para ser um ato de força acabou se revelando mais um capítulo ridículo na já extensa lista de fiascos do bolsonarismo.
Veja o vídeo:
Esse video tem que rodar!
— Penélope Moreira (@YviCarneiro) August 6, 2025
Anotem o nome dessa fera, Humberto Sampaio, do portal BNews, aqui da Bahia
Desestruturou os golpistas com uma só educada pergunta! Trabalho de repórter de verdade
pic.twitter.com/JlWBGsv6PH