1563 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula autorizou a adoção imediata das medidas previstas no plano de contingência da equipe econômica para reagir à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. A decisão, respaldada por dados do governo e por análises técnicas, busca proteger os setores mais vulneráveis ao ataque econômico orquestrado por Donald Trump.
Com o aval presidencial, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional já trabalham na formulação das notas técnicas necessárias para viabilizar as ações emergenciais. As medidas incluem proteção aos trabalhadores, ampliação de linhas de crédito e compras governamentais de produtos alimentícios afetados — com foco nos pequenos empresários.
O plano elaborado pela equipe do ministro Fernando Haddad prevê respostas específicas para diferentes cenários, considerando os impactos setoriais da tarifação. Segundo Haddad, o objetivo é assegurar que os pequenos exportadores brasileiros não sejam esmagados pela política hostil dos EUA. “As medidas serão voltadas, principalmente, para os pequenos empresários que não têm alternativa aos Estados Unidos”, afirmou o ministro.
A nova tarifa passou a valer na quarta-feira (6) e afeta diretamente 35,9% das exportações brasileiras com destino ao mercado estadunidense. Apesar da dimensão da medida, cerca de 700 produtos foram poupados da taxação, entre eles aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro — itens estratégicos para o comércio bilateral.
A escalada protecionista de Trump é vista por Brasília como uma retaliação política com claros sinais de interferência externa. A resposta articulada pelo governo Lula reforça o compromisso com a soberania nacional e a proteção dos interesses do povo brasileiro.
O presidente também acompanha as articulações do BRICS para dar uma resposta conjunta aos ataques econômicos do governo Trump, consolidando a união do Sul Global diante das ameaças do imperialismo norte-americano.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.