3056 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Após o motim bolsonarista que travou as atividades no Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), retomou os trabalhos da Casa nesta quarta-feira (7) e aprovou, com rapidez e de forma simbólica, o projeto que isenta do Imposto de Renda (IR) quem recebe até dois salários mínimos. A medida, que já estava em vigor por meio de MP, precisava ser formalizada após o reajuste do salário mínimo para R$ 1.520.
Com a aprovação, cerca de 15 milhões de brasileiros serão beneficiados com a isenção definitiva, que agora segue para sanção do presidente Lula. A sessão, conduzida com celeridade por Alcolumbre, foi encerrada logo após a votação da pauta principal, e também contemplou acordos comerciais pendentes.
Ao retomar os trabalhos, o presidente do Senado não fez menções diretas aos protestos da extrema-direita, mas deixou claro que não aceitará mais tentativas de intimidação contra o funcionamento do Legislativo. “Serei duro com quem tentar impedir os trabalhos da Casa”, afirmou, em recado direto aos aliados de Jair Bolsonaro que participaram da obstrução antidemocrática.
A postura firme de Alcolumbre foi elogiada por aliados do governo. O líder do PT no Senado, Jaques Wagner (BA), destacou que o presidente do Senado saiu fortalecido do episódio, ao contrário do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que teve dificuldades para conter os bolsonaristas e foi considerado “fraco” por interlocutores do Planalto.
Na Câmara, a situação foi mais caótica: bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora para pressionar pela votação do projeto de anistia a investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A ação contou com apoio de parlamentares do PL, PP e União Brasil, e buscava tumultuar o funcionamento da Casa em defesa de interesses antidemocráticos.
Com o Congresso voltando à normalidade, o governo federal pretende retomar as indicações para agências reguladoras. Segundo Jaques Wagner, 17 indicações estão paradas na Comissão de Infraestrutura, e o objetivo é destravar as nomeações mais urgentes já na próxima semana, após a crise provocada pela oposição ser superada.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.