Hipocrisia! Júlia Zanatta usou a filha como escudo após criticar prática

Portal Plantão Brasil
7/8/2025 15:57

Hipocrisia! Júlia Zanatta usou a filha como escudo após criticar prática

0 0 0 0

5557 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) admitiu publicamente ter usado sua filha de apenas quatro meses como escudo humano durante a invasão bolsonarista ao plenário da Câmara, na quarta-feira (6). A imagem da criança sentada na cadeira da Presidência da Casa ao lado da mãe gerou forte repercussão e indignação nas redes sociais e entre parlamentares.

Zanatta, que antecipou o fim da própria licença-maternidade para participar do motim golpista em protesto à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, tentou se vitimizar após as críticas, alegando estar sendo atacada por ser mulher. No entanto, a própria deputada já condenou, em 2023, o uso de civis como escudos humanos no conflito Israel-Hamas, mostrando clara incoerência ao repetir exatamente esse comportamento — agora usando a própria filha.

Em outro episódio, em 2022, a mesma parlamentar afirmou que o uso de crianças em manifestações deveria ser caso de Conselho Tutelar. Foi justamente o que aconteceu após o ocorrido: o deputado Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, encaminhou denúncia ao Conselho Tutelar do DF, citando “risco físico e tensão institucional” a que a criança foi submetida.


Na denúncia, Reimont afirmou que Zanatta expôs a bebê a um ambiente hostil, descumprindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e destacou que a bolsonarista ocupou “de forma irregular e deliberadamente confrontacional” a Mesa Diretora da Câmara. O documento ainda reforça a gravidade da atitude por ter sido praticada em meio a um ato político com objetivos antidemocráticos.

A presença da criança serviu como cortina de fumaça para encobrir a tentativa dos parlamentares bolsonaristas de obstruir os trabalhos legislativos, pressionar pela anistia a golpistas do 8 de Janeiro e pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A estratégia incluiu ocupação física do plenário e ameaças ao funcionamento regular da Casa.

A postura de Zanatta expôs, mais uma vez, o nível de hipocrisia e irresponsabilidade de uma ala da extrema direita disposta a usar até bebês em nome da defesa de criminosos e da sabotagem institucional. Ao tentar se blindar sob o discurso de “mãe perseguida”, a deputada escancarou sua incoerência e desprezo pelas leis que ela própria jurou respeitar.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians