784 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por cerca de uma hora nesta quinta-feira (7) e reafirmaram a aliança estratégica entre os dois países. O diálogo ocorreu logo após os Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, anunciarem tarifa extra de 25% sobre produtos indianos — a mesma cobrança aplicada ao Brasil —, totalizando uma taxação de 50%.
Durante a conversa, ambos se posicionaram contra a medida adotada unilateralmente por Trump e defenderam uma reação conjunta dos países do Sul Global. Lula destacou nas redes sociais que os dois líderes reafirmaram “a importância em defender o multilateralismo” e a necessidade de ampliar a integração entre Brasil e Índia em um cenário internacional adverso.
Como parte da resposta diplomática, Lula confirmou que fará uma visita de Estado à Índia no início de 2026. Para preparar a missão, o vice-presidente Geraldo Alckmin viajará ao país em outubro com ministros e empresários. Entre os temas prioritários estão cooperação comercial, defesa, energia, saúde, minerais estratégicos e inclusão digital.
Lula e Modi também revisaram as metas de comércio bilateral, que deve ultrapassar os US$ 20 bilhões até 2030. Para atingir esse objetivo, decidiram ampliar o acordo de preferências tarifárias entre o Mercosul e a Índia, além de buscar novas oportunidades nos mercados de cada país.
Outro ponto da conversa foi a integração de tecnologias financeiras públicas. Os dois presidentes trocaram experiências sobre os sistemas de pagamento digital Pix, do Brasil, e UPI, da Índia — ambos reconhecidos internacionalmente por ampliarem a inclusão financeira de milhões de pessoas.
Por fim, os líderes trataram da próxima Cúpula do BRICS, que será realizada no Brasil, e acertaram uma transição articulada para a presidência do bloco, que em 2026 estará sob comando indiano. A reação conjunta às tarifas de Trump e a agenda de fortalecimento do Sul Global devem guiar os próximos encontros.
Com informações do Plantão Brasil/X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.