6312 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma transmissão ao vivo do deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) durante a obstrução golpista na Câmara dos Deputados escancarou o nível de premeditação e covardia da ação da extrema direita. Ao mostrar acidentalmente a tela do celular, o parlamentar revelou uma mensagem interna do grupo “ASCOM PL/Câmara” orientando: “Gente, esse escudo humano tem que ser com as deputadas na frente”.

O vazamento confirma que a comunicação do PL planejou usar suas parlamentares como barreira humana no plenário, numa tentativa de dificultar a atuação da Polícia Legislativa e constranger qualquer tentativa de desocupação. A encenação incluiu a deputada Júlia Zanatta (PL-SC), que levou seu bebê de apenas quatro meses para o ato, atitude que levou deputados governistas a acionar o Conselho Tutelar por exposição da criança a risco físico e tensão institucional, em violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A obstrução começou na terça-feira (5) e durou quase 40 horas, paralisando o trabalho da Casa. Os bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora, exigindo a votação da anistia aos golpistas do 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, numa ofensiva para blindar Jair Bolsonaro, hoje em prisão domiciliar, de uma condenação por tentativa de golpe de Estado.
Representações apresentadas por PT, PSB e PSOL ao Conselho de Ética denunciam que a ação foi “premeditada, coordenada e executada com o intuito de obstaculizar o regular exercício do Poder Legislativo”, com uso de força física, correntes, faixas, gritos e objetos simbólicos como adesivos na boca.
O flagrante no celular de Zé Trovão reforça que não se tratou de um protesto espontâneo, mas de uma estratégia calculada que instrumentalizou mulheres – e até um bebê – como escudos humanos em um ato de afronta ao Parlamento e à democracia. A repercussão negativa do episódio isolou ainda mais o PL no Congresso e pode resultar em novas punições aos envolvidos.
O caso expõe, mais uma vez, o desprezo bolsonarista pelas instituições e pelos limites democráticos, recorrendo até ao uso de crianças como ferramenta de pressão política.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.