2225 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em discurso inflamado no Acre nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será processado por agir contra os interesses nacionais. Lula acusou o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de pressionar o governo dos Estados Unidos para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida adotada pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Lula comparou Eduardo Bolsonaro a Joaquim Silvério dos Reis, traidor da Inconfidência Mineira, e classificou a atitude como uma traição aos 215 milhões de brasileiros. “Esse moleque é traidor com o prejuízo que os EUA estão causando ao país. Vai saber o que vai custar isso, porque vai ter um processo”, afirmou.
O presidente também voltou a criticar duramente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “ignorante e chucro”, acusando-o de espalhar desinformação durante a pandemia e de carregar “metade dos mortos da Covid” por sua negligência. Lula lembrou declarações absurdas do antecessor, como dizer que vacinas transformariam pessoas em jacarés ou gays.
Defendendo o Supremo Tribunal Federal (STF), Lula pediu que o senador Petecão (PSD-AC) não apoie tentativas de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. “Ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter impeachment são deputados e senadores que fazem greve para impedir o funcionamento do Congresso. Traidores da pátria”, disparou, em referência à obstrução bolsonarista no Legislativo.
Durante a cerimônia, o presidente anunciou a retomada de obras na BR-364 e investimentos no programa Minha Casa, Minha Vida no Acre, com 9.356 casas contratadas — 7.726 delas na Faixa 1. Lula também prometeu medidas para proteger exportadores brasileiros das tarifas impostas por Washington. “O Brasil não quer ser mais do que ninguém, mas também não quer ser menos. O presidente dos EUA que aprenda a respeitar a soberania do nosso país e do nosso Judiciário”, concluiu.
Veja o discurso de Lula:
Presidente Lula participa do anúncio de investimentos do Governo Federal no Acre https://t.co/bcD2jac2QD
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2025