2242 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Justiça italiana deu passo decisivo para extraditar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada radical de Bolsonaro. O Tribunal de Roma marcou para 18 de outubro a audiência que analisará o pedido de prisão e deportação da bolsonarista, acusada de fugir do Brasil após ser condenada por ameaçar um cidadão com arma em São Paulo.
O caso remonta a novembro de 2022, quando Zambelli perseguiu o professor Rodrigo Gaspar após discussão política, apontando uma pistola .40 na frente de crianças. Condenada a 2 anos de prisão em regime semiaberto, a deputada fugiu para a Itália em maio de 2024 usando passaporte diplomático vencido – manobra que a PF classificou como "fuga deliberada da Justiça".
Documentos enviados pelo Ministério Público brasileiro aos italianos detalham três crimes:
•Porte ilegal de arma (não registrada na Polícia Federal)
•Ameaça com uso de arma de fogo (filmada por câmeras de segurança)
•Obstrução da Justiça ao deixar o país sem autorização judicial
A estratégia da defesa – liderada pelo advogado italiano Francesco Miraglia – alega "perseguição política", mas promotores romanos lembram que as provas são irrefutáveis: "Vídeos mostram ela armada, e seu passaporte foi cancelado antes da viagem", afirma o documento de 72 páginas.
Se extraditada, Zambelli enfrentará duplo golpe: além de cumprir pena no Brasil, o STF cassará seu mandato por "conduta incompatível com o decoro parlamentar". O caso tem impacto direto no bolsonarismo: investigações da PF apontam que ela operava redes de financiamento a acampamentos golpistas em 2022, usando recursos de empresários investigados na Lava-Jato.
Para o ministro Alexandre de Moraes, a cooperação italiana é "vitória da democracia": "Ninguém está acima da lei, nem com passaporte diplomático". Enquanto isso, aliados da deputada no PL preparam protestos na embaixada brasileira em Roma – ação que, segundo a chancelaria italiana, "dificultará seu caso perante os juízes".
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.