3178 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta segunda-feira (11) que a reunião marcada para quarta (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada após ação de grupos ligados à extrema direita. O encontro buscava negociar alternativas para reduzir o impacto das tarifas de 50% impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump a produtos brasileiros — medida que o governo Lula classifica como um “tarifaço” prejudicial à economia nacional.
Segundo Haddad, setores “anti-diplomáticos” atuaram para inviabilizar a conversa, frustrando a possibilidade de avanços concretos nas negociações bilaterais. Embora o ministro não tenha citado nomes, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já admitiu trabalhar junto a aliados de Trump para pressionar o Brasil com sanções, incluindo contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse ao Financial Times que Washington avalia punir autoridades brasileiras caso o julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe não seja encerrado.
O cancelamento ocorre em meio a declarações hostis de Bessent contra o STF. Em publicação na rede X, o secretário acusou Alexandre de Moraes de comandar uma “campanha opressiva de censura e prisões arbitrárias”, citando supostas perseguições políticas, inclusive contra Jair Bolsonaro. Para o Planalto, esse tipo de discurso alimenta a ofensiva da extrema direita internacional contra as instituições brasileiras.
Haddad, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin se reúnem ainda nesta segunda para finalizar um plano de contingência que dará suporte emergencial a setores mais prejudicados pelo tarifaço. A estratégia inclui crédito facilitado e medidas de estímulo à produção interna para reduzir os danos econômicos.
Apesar das tensões, o governo brasileiro considera Bessent uma peça-chave por manter diálogo direto com a equipe econômica e proximidade com Trump. Essa posição estratégica poderia abrir espaço para que as propostas brasileiras cheguem com mais força à Casa Branca, caso a agenda diplomática não fosse sabotada por ações políticas alinhadas ao bolsonarismo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.