7981 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta terça-feira (12) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que o ex-presidente deixe a prisão domiciliar por até oito horas para realizar exames médicos. Segundo os advogados, ele estaria sofrendo de refluxo e “soluços refratários” e precisaria passar por tomografia, endoscopia e ultrassonografia.
O documento também acena para uma possível internação, caso os exames apontem problemas que exijam novos testes. Nesse cenário, os advogados afirmam que fariam um novo pedido ao STF para ampliar o tempo fora da prisão.
O pedido ocorre na véspera do prazo final para que Bolsonaro e outros seis réus do núcleo 1 da conspiração golpista apresentem suas alegações finais ao Supremo. Após isso, Moraes deve liberar o processo para julgamento, e o presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, definirá a data da análise do mérito das acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A PGR acusa Bolsonaro e aliados de organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado, crimes que podem somar até 39 anos de prisão. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares relacionadas a investigações contra seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), suspeito de articular com o governo de Donald Trump sanções contra ministros do STF.
Além do processo golpista, Bolsonaro também se tornou alvo de uma nova investigação da Polícia Federal. Ele é acusado de criar e espalhar uma fake news grotesca contra o presidente Lula, associando-o de forma mentirosa à morte de pessoas LGBTQIA+ na Síria. A mentira foi divulgada em um grupo de WhatsApp em janeiro deste ano e apagada posteriormente. A apuração foi aberta após encaminhamento do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao diretor-geral da PF, Andrei Passos.
Enquanto tenta sair temporariamente de casa para exames, Bolsonaro vê seu cerco judicial se fechar. Com a iminência do julgamento e novas acusações, cresce a possibilidade de o ex-presidente deixar a prisão domiciliar para enfrentar, desta vez, uma condenação definitiva.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.