6257 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um grupo de 50 acadêmicos brasileiros que lecionam e pesquisam em universidades de prestígio nos Estados Unidos — como Harvard, Princeton, Columbia e Brown — enviou uma carta ao presidente americano Donald Trump denunciando ingerência indevida do governo dos EUA nos assuntos internos do Brasil. O alerta foi motivado pela pressão pública de Trump para que sejam retiradas as acusações de sedição contra Jair Bolsonaro, investigado por tentativa de golpe e outros crimes graves.
Organizado pela Rede EUA pela Democracia no Brasil (USNDB), o documento classifica essa interferência como uma afronta à independência do Judiciário brasileiro e ao Estado de Direito. Assinado por especialistas em Brasil e América Latina, trabalhadores culturais e estudiosos de políticas públicas, o texto denuncia que a pressão externa ameaça a soberania nacional.
Os acadêmicos manifestaram ainda apoio a senadores americanos que questionam as tarifas impostas ao Brasil, apontando que a medida teria como real objetivo chantagear o Supremo Tribunal Federal (STF) para favorecer Bolsonaro e seus cúmplices. Eles lembram que as acusações contra o ex-capitão incluem a tentativa de derrubar o governo democraticamente eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras graves violações da lei e da Constituição.
James N. Green, coordenador nacional do USNDB, recordou que, em 1964, os EUA apoiaram o golpe militar que derrubou um presidente eleito no Brasil, abrindo caminho para 21 anos de ditadura. Ele também destacou que Bolsonaro, ainda como deputado, defendeu a ditadura e a tortura em diversas ocasiões, reafirmando seu alinhamento com práticas autoritárias.
Para os signatários, a postura de Trump repete erros do passado e representa um grave atentado à autonomia das instituições brasileiras. Eles alertam que a história já demonstrou o impacto nefasto de intervenções estrangeiras na democracia do país e reafirmam que o Brasil deve resolver internamente, de forma soberana, seus processos judiciais e políticos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.