TRUMP DETONA TARCÍSIO! Relatório dos EUA cita abusos da PM paulista e avança no caso Marielle

Portal Plantão Brasil
13/8/2025 11:00

TRUMP DETONA TARCÍSIO! Relatório dos EUA cita abusos da PM paulista e avança no caso Marielle

0 0 0 0

2851 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O governo de Donald Trump divulgou um relatório anual sobre direitos humanos que expõe críticas duras à Polícia Militar de São Paulo durante a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). No capítulo “Execuções Extrajudiciais” do documento 2024 Country Reports on Human Rights Practices: Brazil, o Departamento de Estado dos EUA cita denúncias de homicídios arbitrários cometidos por policiais, inclusive contra suspeitos que já teriam se rendido.

O texto destaca as operações Escudo e Verão, realizadas na Baixada Santista entre julho de 2023 e abril de 2024, em reação à morte de policiais militares. Segundo o relatório, essas ações resultaram em mortes atribuídas à PM paulista e envolveram também operações contra o crime organizado transnacional.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo reagiu afirmando que todas as mortes foram rigorosamente investigadas pelo Deic de Santos, com acompanhamento da Corregedoria da PM, Ministério Público e Judiciário. A pasta informou que os policiais envolvidos foram absolvidos após análise de câmeras corporais e compartilhamento das provas com órgãos de controle.

O governo paulista ressaltou que as operações na Baixada Santista resultaram na prisão de 388 foragidos, captura de cerca de 600 suspeitos, apreensão de 119 armas de fogo — incluindo fuzis de uso restrito — e retirada de aproximadamente uma tonelada de drogas. Tarcísio, no entanto, não se pronunciou sobre as críticas feitas por Trump.

O relatório norte-americano também abordou outros estados. Em Roraima, apontou a prisão e demissão de mais de 100 policiais militares acusados de integrar milícias e grupos de extermínio, que teriam prestado segurança a garimpeiros ilegais e cometido roubos. No Rio de Janeiro, destacou avanços no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes: em 2024, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão foram presos como mandantes, e os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz receberam penas de mais de 59 e 78 anos de prisão, respectivamente.
Leia o relatório na íntegra aqui:
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians