1990 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (13) sua nova cúpula para o biênio 2025-2027. O ministro Edson Fachin foi eleito presidente da Corte, enquanto Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência. A posse está marcada para 29 de setembro, sucedendo a gestão de Luís Roberto Barroso.
A votação seguiu a tradição da antiguidade: o ministro mais antigo que ainda não ocupou a presidência assume o posto, e o segundo mais antigo passa à vice. Fachin, atual vice-presidente, recebeu 10 votos, e Moraes obteve o mesmo número, já que, pela tradição, cada ministro não vota em si mesmo.
Em discurso, Fachin agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou seu compromisso com a democracia, o diálogo e a pluralidade. Moraes afirmou sentir “honra e alegria” pela oportunidade e destacou o trabalho conjunto em defesa das instituições. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também elogiou os eleitos, classificando-os como líderes comprometidos com os valores democráticos.
A mudança no comando também altera a composição das Turmas do STF. Fachin deixa a Segunda Turma para assumir a presidência, abrindo espaço para Barroso no colegiado. Já a Primeira Turma, onde Moraes atua — e que julga os casos da tentativa de golpe de 2022 —, seguirá sem mudanças.
Fachin, indicado ao STF em 2015 pela então presidenta Dilma Rousseff, tem longa trajetória acadêmica e é relator de casos de grande repercussão, como processos da Lava Jato e a “ADPF das Favelas”. Moraes, nomeado em 2017 por Michel Temer, também possui carreira extensa, tendo sido ministro da Justiça, secretário de Segurança Pública de São Paulo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições de 2022, quando enfrentou e puniu com firmeza as investidas golpistas bolsonaristas.
Com Fachin e Moraes no comando, o Supremo seguirá sob a liderança de dois ministros com histórico de defesa firme da democracia e do Estado de Direito, fator crucial num momento em que a extrema-direita ainda tenta enfraquecer as instituições brasileiras.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.