592 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Alexandre de Moraes é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) com a imagem mais bem avaliada pelo público, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg feita entre 3 e 6 de agosto de 2025. O levantamento mostra que 49% dos brasileiros têm uma visão positiva de Moraes, contra 51% que avaliam de forma negativa — o melhor índice entre os 11 integrantes da Corte.
A liderança de Moraes ocorre num momento em que seu trabalho está diretamente ligado à defesa da democracia e ao enfrentamento da extrema-direita, especialmente no julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele também se destacou no combate às fake news e às milícias digitais durante sua gestão à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2022 e 2024, blindando o processo eleitoral de ataques autoritários.
Na sequência do ranking, aparecem Cármen Lúcia e Flávio Dino, ambos com 46% de imagem positiva. Embora próximos, nenhum outro ministro atinge a taxa de aprovação de Moraes, que segue como a figura mais popular e de maior peso político no STF.
O desempenho de Moraes na opinião pública reflete não apenas suas decisões jurídicas, mas também a percepção de firmeza e coragem frente a ameaças e intimidações de grupos bolsonaristas. Seu protagonismo consolidou a imagem de um magistrado que não se intimida diante de ataques ao Estado de Direito.
A pesquisa entrevistou 2.447 pessoas em todas as regiões do país, usando o método Atlas RDR, que garante representatividade da população adulta brasileira. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Com aprovação consolidada, Moraes reforça seu papel como um dos principais defensores da Constituição e da estabilidade institucional, frustrando as investidas da extrema-direita e fortalecendo a imagem do STF diante da sociedade.
Veja os gráficos:


Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.