Torcedores do Fortaleza aproveitaram a partida contra o Vélez, nesta terça-feira (12), na Arena Castelão, para protestar contra o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. A medida, que entrou em vigor no último dia 6, eleva as tarifas de importação sobre diversos produtos brasileiros e gerou indignação também nos estádios.
Uma faixa exibida pela torcida chamou atenção pelo tom debochado e ofensivo ao republicano: “Tarifaço is my eggs. Corno véi”. A provocação viralizou nas redes sociais, simbolizando o repúdio popular à medida que impacta setores importantes da economia nacional, como café, frutas, pescados e carne.
O tarifaço imposto por Trump aplica sobretaxa de 35,9% sobre cerca de 4% do total das exportações brasileiras aos Estados Unidos, embora aproximadamente 700 itens tenham ficado de fora da lista. A decisão faz parte da escalada de tensões comerciais entre os dois países.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (13), uma medida provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelas novas tarifas. A ação busca proteger empregos e evitar que os impactos da medida norte-americana prejudiquem a produção nacional.
Internautas fizeram postagens bem humoradas sobre a situação:
A lição da torcida do Fortaleza sobre soberania nacional. Com o melhor do humor local https://t.co/kf8JAk3hCd
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.