6128 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), fez um chamado público nesta sexta-feira (15) para mobilização popular durante o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, marcado para 2 de setembro. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar destacou: "Momento importante. É hora de mostrarmos a nossa soberania!".
Bolsonaro responde na Ação Penal 2668 como principal acusado no chamado "núcleo crucial" da tentativa de golpe, enfrentando cinco crimes que somam mais de 40 anos de prisão. A denúncia do PGR Paulo Gonet aponta que o ex-presidente liderou desde 2021 um plano para desacreditar as urnas eletrônicas e manter-se no poder após a derrota eleitoral, culminando nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
O julgamento ocorrerá após a análise das alegações finais das defesas, que em sua maioria não negam a existência da trama golpista, mas buscam desvincular seus clientes das acusações. A exceção foi a defesa de Bolsonaro, que classificou a denúncia como "absurda" e "golpe imaginado".
URGENTEEE ??
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 15, 2025
Julgamento de Bolsonaro marcado para dia 02 de setembro. Momento importante. É hora de mostrarmos a nossa soberania! pic.twitter.com/u0FLsEd8dI