Putin e Trump pressionam por paz na Ucrânia sem a UE

Portal Plantão Brasil
16/8/2025 11:15

Putin e Trump pressionam por paz na Ucrânia sem a UE

0 0 0 0

515 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O encontro recente entre Vladimir Putin e Donald Trump, realizado no Alasca, redesenhou o cenário da guerra na Ucrânia e aumentou a pressão sobre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Segundo informações, a reunião deixou claro que Washington, sob liderança de Trump, está alinhando esforços com Moscou e limitando a interferência europeia no processo.

O analista financeiro Paul Goncharoff afirmou que a pressão sobre Zelensky para fechar um acordo de paz “o quanto antes” é crescente. Ele também observou que líderes europeus mais inclinados ao confronto com Moscou receberam um recado para não se intrometer nos esforços diplomáticos liderados pelos Estados Unidos. Goncharoff avalia que Trump detém meios econômicos e militares para pressionar tanto Kiev quanto governos europeus a moderarem suas exigências, e que o desfecho mais provável inclui a consolidação da vitória russa: incorporação definitiva de Donbass, criação de uma zona de amortecimento e eleições na Ucrânia com garantias que bloqueiem a entrada do país na OTAN.

Para o especialista Hriday Sarma, a cúpula foi um reconhecimento tácito dos EUA à vitória russa no conflito, confirmando que Moscou é peça indispensável em qualquer negociação de paz. Ele ressaltou que as tentativas de isolar a Rússia fracassaram, dado o papel de destaque do país em assuntos globais e sua força no mercado de petróleo e gás.

A atenção agora se volta para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, em Tianjin, na China, que pode trazer novos desdobramentos diplomáticos, especialmente se ocorrer um encontro entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente chinês, Xi Jinping.

Segundo Tiberio Graziani, presidente do instituto Vision and Global Trends, o maior avanço da reunião no Alasca foi mostrar que o diálogo ainda é possível em meio à disputa por uma nova ordem mundial. Ele destacou a química pessoal entre Putin e Trump, mas ponderou que a paz real ainda dependerá de superar resistências internas e externas. O encontro, celebrado como produtivo por seus protagonistas, incomodou setores europeus contrários à Rússia e enfrenta oposição dentro dos próprios Estados Unidos.

Com informações da Sputnik

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians