3988 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 46% em agosto, enquanto a desaprovação recuou para 51%, registrando o melhor resultado do ano. A diferença, que em julho era de 10 pontos, caiu para apenas 5. O levantamento da Genial/Quaest mostra que o crescimento se deu principalmente no Nordeste e entre famílias de baixa renda.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o principal motor dessa virada é a percepção de queda no preço dos alimentos. O impacto direto no bolso do povo é o que tem fortalecido a avaliação positiva. Como resumiu o pesquisador: “É o supermercado, estúpido!”.
Os números confirmam essa leitura: no Nordeste, a aprovação de Lula chega a 60%, contra 37% de desaprovação. Entre famílias que recebem até dois salários mínimos, a aprovação alcança 55%, superando a rejeição. No plano nacional, a série histórica mostra redução constante da distância entre avaliações positivas e negativas.
O alívio no supermercado é visível. Em agosto, 60% dos brasileiros ainda relataram alta nos preços dos alimentos, mas esse índice é muito menor que o registrado no primeiro semestre. Já 18% notaram queda nos preços, e pela primeira vez desde 2023 diminuiu o número dos que afirmam ter menor poder de compra em relação a um ano atrás. Para Nunes, a ausência de ruídos recentes — como problemas no PIX e no INSS — abriu espaço para que o efeito positivo no custo de vida se refletisse mais claramente na avaliação do governo.
As expectativas para a economia também melhoraram: 40% acreditam que ela vai crescer nos próximos 12 meses, superando os 35% que preveem piora. A percepção de que o Brasil está na direção errada caiu para 57%, enquanto 36% avaliam que o país segue no rumo certo.
O quadro de agosto reforça que o controle dos preços da cesta básica e a melhora no custo de vida estão sendo decisivos para a recuperação da popularidade do governo Lula, sobretudo entre os segmentos mais vulneráveis. O resultado confirma o fortalecimento de uma agenda voltada ao povo e desmente o terrorismo econômico da extrema-direita.
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que o Governo Lula tem seu melhor desempenho desde o começo de 2025: desaprovação foi de 53% para 51% e a aprovação de 43% para 46% (diferença era de 10pts em jul/25 e foi para 5pts em ago/25).
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) August 20, 2025
Neste fio eu explico o porquê! pic.twitter.com/WLmeE6meLX