3896 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O economista-chefe da Moody’s Analytics, Mark Zandi, afirmou em entrevista ao Estadão que a economia dos Estados Unidos está à beira de uma recessão, em meio à escalada inflacionária e ao tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Segundo ele, os preços seguem subindo, o emprego estagnou e grandes setores da economia já enfrentam retração.
Zandi avalia que o Federal Reserve deve realizar entre dois e três cortes de juros ainda este ano, priorizando a preservação do emprego em detrimento de uma postura mais dura contra a inflação. Para o economista, os dirigentes do Fed consideram que o impacto das tarifas de Trump é um choque pontual nos preços, e não um processo persistente de alta inflacionária.
Ele ressalta ainda que a autoridade monetária enfrenta forte pressão política. Há, inclusive, movimentos no Congresso para alterar a lei de 1913 que garante a independência do banco central americano. Caso a economia entre em recessão, cresce a probabilidade de essas mudanças avançarem, o que fragilizaria ainda mais a autonomia do Fed.
O economista detalhou que o PIB dos EUA cresceu pouco mais de 1% no primeiro semestre, puxado por um consumo estagnado e pela retração em setores como manufatura, construção, mineração, agricultura, transporte e distribuição. “Grandes partes da economia já estão em recessão. E o crescimento do emprego praticamente parou”, destacou.
Apesar do desaquecimento, as empresas têm evitado demissões em massa. O receio, segundo Zandi, é repetir o erro da pandemia, quando demitiram em excesso e depois precisaram gastar mais para recontratar. No entanto, muitas companhias congelaram contratações, e caso a demanda siga em queda, o próximo passo inevitável será cortar postos de trabalho. “Se isso acontecer, é recessão”, alertou.
Zandi conclui que, embora sua previsão-base ainda não aponte para uma recessão plena, o risco é alto e a incerteza domina o cenário. Para ele, os Estados Unidos caminham perigosamente sobre o fio da navalha, com a política desastrosa de Trump agravando o quadro de fragilidade econômica.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.