Rússia reage a ameaça e descarta "forças de paz" da Otan em Kiev

Portal Plantão Brasil
20/8/2025 18:20

Rússia reage a ameaça e descarta "forças de paz" da Otan em Kiev

0 0 0 0

2808 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Rússia voltou a endurecer o tom contra o Ocidente nesta quarta-feira (20). O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, afirmou que Moscou não aceitará a presença de tropas da Otan atuando como “forças de paz” na Ucrânia. Segundo ele, qualquer tentativa de impor esse tipo de “garantia de segurança” para Kiev será tratada como ameaça direta à Rússia.

A declaração foi uma resposta às recentes falas do presidente francês Emmanuel Macron, que classificou a Rússia como “força desestabilizadora” e “ameaça para os europeus”. Em tom agressivo, Medvedev ironizou Macron ao chamá-lo de “galo gálico sem cérebro”, acusando-o de insistir em planos inviáveis de envio de tropas ao território ucraniano.

Segundo o jornal italiano La Stampa, França e Reino Unido devem assumir a liderança de um complexo de forças para oferecer garantias de segurança à Ucrânia, com participação indireta da Otan e apoio dos Estados Unidos. Entre as medidas em estudo estão o fornecimento de drones defensivos, veículos blindados, artilharia de médio alcance e sistemas antitanque, além de apoio logístico e de inteligência.

As discussões também incluem o uso do sistema norte-americano Palantir, voltado para análise de dados e previsão estratégica. A ideia seria reforçar a capacidade defensiva ucraniana sem conceder novas armas ofensivas, em uma tentativa de evitar críticas de países da União Europeia mais cautelosos, como Alemanha e Itália, ao mesmo tempo em que atende à pressão de nações bálticas e nórdicas por maior presença militar.

Ainda de acordo com a publicação, em caso de violação de um cessar-fogo, as forças sob comando de França e Reino Unido poderiam se deslocar rapidamente com apoio logístico dos EUA. A Rússia, porém, já deixou claro que não aceitará tropas da Otan em solo ucraniano sob nenhuma bandeira — seja de combate, observação ou mesmo como “força de paz”. O chanceler Sergey Lavrov reforçou que tal cenário seria considerado uma ameaça inaceitável à segurança russa.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians