Pix se expande pelo mundo e desafia hegemonia dos EUA em pagamentos

Portal Plantão Brasil
21/8/2025 15:05

Pix se expande pelo mundo e desafia hegemonia dos EUA em pagamentos

0 0 0 0

2017 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, está transformando o comércio em Portugal e já provoca reações nos Estados Unidos. Reportagem do jornal A Tarde revelou que a tecnologia brasileira foi incorporada a grandes redes portuguesas após um acordo entre o Braza Bank, no Brasil, e a Unicre, operadora de terminais de pagamento em território português.

Desde janeiro, consumidores podem pagar suas compras com Pix em lojas do Continente, uma das maiores redes de supermercados de Portugal. Inicialmente, 18 unidades em Lisboa, Oeiras e Cascais oferecem a modalidade, após testes bem-sucedidos em Braga, cidade com forte presença de brasileiros. A expectativa é que o serviço seja expandido para todas as lojas da rede nos próximos meses.

A presença da comunidade brasileira foi decisiva para essa implementação. Estima-se que mais de 550 mil brasileiros vivam em Portugal, sendo 350 mil apenas na região de Lisboa. Segundo a Unicre, o fluxo intenso de imigrantes e turistas brasileiros levou à parceria com o Braza Bank para massificar o uso do Pix no país, atendendo tanto residentes quanto visitantes.

O modelo funciona com conversão automática do real para o euro no momento da compra, permitindo ao cliente visualizar o valor em ambas as moedas. O pagamento já inclui taxa de câmbio e IOF de 0,38%. Para os lojistas, há uma tarifa próxima a 3% e exposição ao câmbio, mas ainda assim a modalidade se mostra competitiva em relação ao cartão de crédito, que geralmente faz a conversão pelo dólar. Para os consumidores, o grande benefício é a previsibilidade, evitando surpresas na fatura.

A expansão do Pix vai além da Europa: já alcança Estados Unidos (Miami), França, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha e Paraguai, sempre por meio de parcerias com operadoras locais. O crescimento internacional, porém, chamou atenção do presidente norte-americano, Donald Trump, que classificou o sistema brasileiro como “prática desleal de comércio”, em sinal claro da preocupação dos EUA diante da inovação que desafia empresas de pagamento ligadas ao mercado estadunidense.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians