5467 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a afrontar a Justiça e descumpriu medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma live no YouTube nesta sexta-feira (22), o parlamentar lançou ataques diretos ao magistrado e chegou a ameaçá-lo de forma explícita.
Durante a transmissão, Do Val disparou insultos e bravatas contra Moraes: “Você tá fodido, Alexandre. Xandão, coincidência? Você não sabe com quem se meteu”. A live, que durou mais de uma hora, exibiu ainda cartões de crédito bloqueados, a tornozeleira eletrônica que ele é obrigado a usar e uma ordem de despejo recebida.
O bolsonarista está sob monitoramento desde que violou a Justiça e viajou aos Estados Unidos sem autorização do STF, onde permaneceu por dez dias. Ao retornar, foi alvo de uma operação da Polícia Federal no Aeroporto de Brasília no início de agosto.
Entre as punições aplicadas por Moraes, Do Val foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica, teve bens, contas e chaves Pix bloqueados, perdeu passaporte diplomático, salário e verbas de gabinete e está proibido de usar redes sociais. Também deve cumprir recolhimento domiciliar entre 19h e 6h.
Mesmo sob tais restrições, ele usou a live para se colocar como vítima de uma suposta “crise”, ao mesmo tempo em que voltou a incitar ataques contra o Judiciário. “Quanto mais crise você traz para mim, mais tesão eu tenho para ir para cima de você”, disse, em tom de provocação a Moraes.
Do Val é investigado por participação em um plano golpista que buscava anular a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022, além de já responder a processos por ameaças e ataques a investigadores da Polícia Federal. O episódio reforça a escalada de delírio e confronto de setores bolsonaristas contra as instituições democráticas.
Assista ao vídeo:
URGENTE: o senador Marcos do Val acabou de DESCUMPRIR AS DETERMINAÇÕES DO STF e fez uma live ameaçando o Alexandre de Moraes, dizendo que deu porrada no delegado da PF e "chorando" que está sem comida e de tornozeleira eletrônica. Vamos fazer este vídeo chegar às autoridades! É… pic.twitter.com/KlrZpHTahH
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 22, 2025