811 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A vice-presidente executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, conversou nesta sexta-feira com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e agradeceu pelo “apoio incondicional” do país diante da escalada de ameaças militares dos Estados Unidos contra Caracas e contra o presidente Nicolás Maduro.
O gesto russo se soma às manifestações de solidariedade já feitas pela China, Irã, países da ALBA-TCP e diversas organizações sociais ao redor do mundo, que repudiaram a postura agressiva dos EUA e reforçaram a defesa da América Latina e do Caribe como Zona de Paz — princípio firmado em 2014 na Cúpula da CELAC, em Havana.
Após a ligação, Rodríguez chamou Lavrov de “bom amigo da Venezuela” e destacou que a conversa incluiu pontos da agenda bilateral e os avanços na cooperação entre as duas nações. A vice-presidente também declarou apoio aos esforços diplomáticos para encerrar a crise ucraniana, dentro da luta da Rússia contra o neofascismo.
Durante o diálogo, ambos concordaram sobre a importância de fortalecer o direito internacional e ampliar a atuação conjunta em espaços multilaterais, como o Grupo em Defesa da Carta da ONU, com o objetivo de consolidar uma nova ordem mundial multipolar, baseada no respeito e na soberania.
A referência à Zona de Paz reafirma o compromisso da região com a solução pacífica de controvérsias e a rejeição ao uso da força, além do respeito à autodeterminação dos povos e à igualdade entre os Estados, princípios essenciais da Carta das Nações Unidas.
Veja:
Com informações da TeleSur TV
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.