Bolsonaro recorre a ataques à PF em tentativa desesperada para evitar prisão

Portal Plantão Brasil
23/8/2025 12:46

Bolsonaro recorre a ataques à PF em tentativa desesperada para evitar prisão

0 0 0 0

3507 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em movimento previsível de quem já esgotou todas as alternativas legais, a defesa de Jair Bolsonaro decidiu apostar na estratégia do ataque institucional para tentar evitar a responsabilização por seus crimes. Em vez de apresentar contraprovas ou argumentos jurídicos sólidos, os advogados do ex-presidente preferiram lançar acusções genéricas contra a Polícia Federal e o STF, chamando investigações minuciosas e fundamentadas de "peça política" – como se a Justiça devesse submissão a um acusado que tentou destruir a democracia.

A tática é familiar: Bolsonaro sempre preferiu o confronto às instituições ao invés do debate honesto. Agora, cercado por provas esmagadoras de seu envolvimento em esquemas criminosos – que incluem desde a produção de certificados falsos de vacinação até a organização de ataques golpistas –, ele tenta desesperadamente criar um teatro de perseguição política. Seus advogados, curiosamente, não explicam por que tantas investigações independentes, com milhares de páginas de provas, chegariam todas às mesmas conclusões sobre seu comportamento criminoso.

A alegação de "parcialidade ideológica" soa particularmente cínica vinda de quem usou a máquina pública para perseguir adversários, ameaçar ministros do STF e incentivar milícias digitais. Enquanto Bolsonaro acusa outros de politicagem, ele próprio distribuiu cargos, verbas e perdões em troca de apoio político, além de ter tentado transformar o Estado em instrumento de poder familiar.

Se o relatório da PF é "ficção", como alegam os defensores, por que o ex-presidente não consegue desmentir sequer uma das gravações, mensagens ou documentos que o vinculam diretamente aos crimes? A resposta é óbvia: porque as provas são robustas e mostram um padrão claro de conduta antidemocrática.

A realidade é que Bolsonaro finalmente está sendo confrontado com as consequências de seus atos – e a única estratégia que lhe resta é tentar queimar a reputação de quem o investiga. O problema para ele é que as instituições democráticas, desta vez, não recuarão. O STF já deixou claro que não há imunidade para golpistas, e a sociedade brasileira já demonstrou cansaço com a impunidade de poderosos.

Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians