1521 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Mercosul e o Canadá decidiram retomar as negociações para um abrangente acordo de livre-comércio, anunciou o chanceler Mauro Vieira nesta quinta-feira. A retomada ocorre após anos de estagnação nas tratativas e representa uma estratégia do bloco sul-americano para diversificar parcerias comerciais diante dos impasses com a União Europeia.
As conversas, que haviam sido iniciadas em 2018 mas suspensas durante a pandemia, ganharam novo impulso com a mudança de postura do governo Lula. "Precisamos de acordos modernos que beneficiem nossos povos, não acordos coloniais", afirmou Vieira, em referência indireta às exigências ambientais europeias consideradas abusivas pelo Mercosul.
O acordo com o Canadá – sétima maior economia do mundo – oferece ao bloco acesso a um mercado de US$ 2 trilhões e oportunidades em setores como tecnologia, energias renováveis e agricultura de precisão. Em contrapartida, o Canadá busca maior acesso aos mercados de manufaturados e serviços dos países membros.
Analistas comerciais veem a movimentação como parte de uma estratégia broader de diversificação geopolítica. "Enquanto Europa e EUa impõem barreiras, o Mercosul busca alternativas no Canadá, China e outros parceiros do Sul Global", avaliou um diplomata brasileiro. A previsão é que as negociações formais sejam retomadas em até 90 dias.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.