Conflito Rússia-Ucrânia: Lula diz que prioridade é saber quem pagará a dívida da guerra

Portal Plantão Brasil
26/8/2025 12:28

Conflito Rússia-Ucrânia: Lula diz que prioridade é saber quem pagará a dívida da guerra

0 0 0 0

1727 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em discurso contundente na Cúpula de Segurança Alimentar em Genebra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o que chamou de "prioridades invertidas" da comunidade internacional. "Os bilhões gastos diariamente em máquinas de guerra poderiam erradicar a fome no mundo em poucos anos. Preferem investir na morte do que na vida", afirmou o presidente, gerando aplausos prolongados da plateia.

Lula apresentou dados da FAO showing que menos de 10% dos gastos militares globais anuais seriam suficientes para resolver a insegurança alimentar crônica que afeta 735 milhões de pessoas. "Enquanto isso, o mundo gasta US$ 2,2 trilhões por ano com armas. É a mais cruel demonstração de que nosso sistema global está doente", criticou.

O presidente relacionou a fome aos conflitos armados: "As guerras não apenas desviam recursos, mas destroiem colheitas, deslocam populações e contaminam solos. É um ciclo perverso onde a indústria da morte lucra com a destruição da vida". Sua fala ocorreu horas após os EUA aprovarem novo pacote de US$ 95 bilhões para guerras na Ucrânia e Oriente Médio.

A proposta brasileira recebeu apoio imediato de países africanos e do Sul Global. Lula anunciou que o Brasil levará o tema à presidência do G20 e criou uma força-tarefa com economistas para elaborar um plano concreto de conversão de gastos militares em investimentos alimentares.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians