573 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Donald Trump provocou ontem (25) ao anunciar que pretende renomear o atual Departamento de Defesa dos EUA para Departamento de Guerra. Em reunião na Casa Branca com o secretário de Defesa Pete Hegseth, Trump justificou que “defesa” soa fraca e que, no passado, sob o nome antigo, os Estados Unidos “ganhavam todas as guerras”.
Trump enfatizou que deseja um nome que exale poder ofensivo, não apenas defensivo. A ideia já conta com apoio de aliados do Senado — como o senador Mike Lee, que planeja apresentar um projeto para tornar o nome oficial — e pode ser um anúncio formal nas próximas semanas.
Especialistas lembram, porém, que a mudança exigiria aprovação do Congresso, já que o Departamento de Defesa foi criado por lei em 1949, ao reorganizar o chamado Departamento de Guerra em uma estrutura mais unificada e voltada à segurança nacional — intenção que durou até o pós-Segunda Guerra Mundial.
xxx
A proposta reacende o debate sobre a política externa e militar dos EUA, sinalizando uma postura mais agressiva e simbólica. Para Trump, o nome “Departamento de Guerra” remete à época em que a nação era vista como imbatível, reforçando um perfil beligerante no cenário internacional.
Assista ao vídeo:
??ATENÇÃO: Presidente Trump anuncia que o Departamento de Defesa será renomeado para Departamento de Guerra: “Queremos voltar ao tempo em que víamos guerras o tempo todo. Defesa? Não quero ser apenas defesa. Também queremos ataque”
— Meio Independente (@meioindep) August 25, 2025
pic.twitter.com/MpnZ4y664y