Manobra de Hugo Motta pretende blindar políticos e arquivar debate sobre foro

Portal Plantão Brasil
27/8/2025 11:04

Manobra de Hugo Motta pretende blindar políticos e arquivar debate sobre foro

0 0 0 0

4879 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de pautar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue o foro privilegiado pegou de surpresa os parlamentares de esquerda. A avaliação nos bastidores é de que se trata de uma jogada política: levar o tema a voto apenas para rejeitá-lo em plenário e, assim, arquivar de vez qualquer discussão sobre o assunto.



Para a oposição, a proposta não tem respaldo suficiente nem mesmo entre setores do centrão, o que torna impossível alcançar os 308 votos necessários para aprovação. O cenário lembra o que ocorreu em 2021, quando Arthur Lira (PP-AL) pautou a PEC do voto impresso apenas para vê-la ser derrotada com folga.



A leitura é de que Motta repete a cartilha de Lira. Coloca um tema polêmico em votação, já sabendo da derrota, para encerrar de forma pública e definitiva a pressão em torno da matéria. No caso do fim do foro, a rejeição em plenário daria fôlego à manutenção de privilégios para políticos investigados e réus — muitos deles ligados ao bolsonarismo.



Além da PEC do foro privilegiado, Motta também incluiu na pauta da Câmara a chamada PEC das Prerrogativas, que tem como objetivo ampliar a blindagem de parlamentares contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).



Embora tenha apoio expressivo, a proposta ainda não tem versão finalizada. O relator, deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), segue em negociações para tentar costurar um consenso. Líderes da esquerda acreditam que a votação deve ser adiada diante da indefinição.



Entre bolsonaristas, no entanto, a expectativa é outra: eles apostam que o texto possa ser levado ao plenário já nesta quarta-feira (27), em mais um movimento para tentar confrontar o STF e garantir mais proteção aos aliados de Jair Bolsonaro.



Com informações do Brasil 247



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians